Cine Acorde estreia hoje em SP


Carlos Minuano, para o Cultura e Mercado

Documentário sobre a indústria audiovisual, Ctrl-V::VideoControl abrirá o projeto CineAcorde, que apresenta a relação entre ação política e cinema. Exibição seguida de debate ocupará o Espaço Crisantempo, dia 25 de março às 19h30, na Vila Madalena, em São Paulo. Iniciativa, que trará o diretor Leonardo Brant, integra o Movimento Acordem e Progresso, que estimula a participação política dos cidadãos por meio da cultura.

Qual o papel do cinema hoje na formação da consciência política? Para refletir sobre esta e outras questões, que vão para além das discussões partidárias, o Instituto Acordem e Progresso apresenta no próximo dia 25, o Cine Acorde, no Espaço Crisantempo, em São Paulo. Por meio do cinema, em exibições gratuitas, o projeto quer aproximar a política da vida das pessoas

Serão exibidos filmes que tratam direta ou indiretamente do complexo universo da política, sob diferentes ângulos e olhares, e que permitam um debate pós-exibição entre público e convidados de diferentes áreas. A ideia é interpretar o filme politicamente, promovendo um diálogo sobre o contexto político-social retratado e compreender as motivações para certas ações dos personagens, explica Priscilla Oliveira, coordenadora do Cine Acorde. “Queremos conversar sobre o quanto uma pessoa é fruto de sua sociedade, e também o inverso. Ter uma atitude política é influenciar conscientemente, e de acordo com os seus ideais, o ambiente e a sociedade com as suas ações”.

Abre o projeto, na noite da próxima quinta, 25, o documentário Ctrl-V::VideoControl, recém-lançado na Espanha e no Fórum Social Mundial, com a presença do diretor Leonardo Brant. O filme, produzido de forma colaborativa, com uma câmera fotográfica digital questiona os atuais caminhos do audiovisual, através de entrevistas com cineastas, produtores e especialistas de diferentes países. “Ctrl-V é uma pesquisa-ação, com o objetivo de investigar a influência do audiovisual sobre a vida dos cidadãos, estimulando-os por meio de ação colaborativa e em rede. A pesquisa não aborda o audiovisual apenas como objetivo de investigação, mas como meio de expressão no ambiente da convergência digital. Isso o transforma num experimento de linguagem, a partir da utilização dos novos meios de produção e difusão de obras audiovisuais”, afirma o pesquisador de políticas culturais, também editor deste Cultura e Mercado.

Brant afirma que “o cinema sempre foi usado como instrumento político, tanto por regimes totalitários de esquerda e direita, quanto por sociedades baseadas no mercado, que utilizam as imagens para glamorizar seus modos de vida, o culto ao consumo e aos produtos e serviços próprios desses mercados”. Em relação às novas tecnologias, o diretor observa “oportunidades concretas de estabelecer uma nova relação dos cidadãos com o audiovisual, baseada no multiprotagonismo e na autorrepresentação.”

O Cine Acorde é uma das iniciativas do Instituto Acordem e Progresso, que busca por meio da cultura despertar o interesse pela política. “Muitas vezes o cinema nos faz enxergar a nossa própria vida e a sociedade com um distanciamento que ajuda a compreender coisas que passam despercebidas no dia a dia”, acrescenta. O cine Acorde fará exibições e debates mensais, sempre nas últimas quintas-feiras, às 19h30h, dentro do projeto Cine-clube Socioambiental, promovido desde 2008 pela Sala Crisantempo.

O Cine-clube Socioambiental, que agora se associa ao Cine Acorde, fomenta, a partir do cinema, reflexões propositivas sobre consciência socioambiental, ampliando os espaços de discussão e esclarecimento sobre mudanças de hábitos que se demonstram cada vez mais inadiáveis para a harmonização das relações humanas e os bens naturais do planeta.

Programação do Cine Acorde

25 de março, das 19h30 às 23h

Ctrl–V: Vídeo Control
O documentário Ctrl-V faz um levantamento histórico da indústria milionária de Hollywood e de como o cinema tornou-se acessível a produtores independentes com o uso das linguagens web.
De Leonardo Brant
Convidado: Leonardo Brant

29 de abril

Pachamama
O filme narra a viagem diretor desde a floresta brasileira até o Peru e à Bolívia, onde encontra a realidade dos povos historicamente excluídos do processo político de seus países, que buscam participação efetiva na construção do seu próprio destino: “A terra está fertilizando a política”.
De Erik Rocha
Convidado: Erik Rocha

27 de maio

Festival de Curtas – tema: Atitude Política
Inscreva-se através do blog.acordemeprogresso.org.br e traga o seu curta-metragem (de até 20 minutos). O tema é “Atitude Política”. Os filmes selecionados serão exibidos no festival, seguido de bate-papo com os diretores.

24 de junho

O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias
Em 1970, um garoto de 12 anos, tem como sonho ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma nova realidade – o bairro Bom Retiro, em São Paulo, que abriga diversars culturas diferentes.
De Cao Hamburguer
Convidado: Cao Hamburguer e Caio Gullane

Saiba mais sobre o Instituto Acordem e Progresso
O
Acordem e Progresso é um movimento suprapartidário que busca desmitificar a política e aproximá-la das pessoas. Promovendo a transformação social pelo engajamento político consciente e ativo de cidadãos, de forma que, cada vez mais brasileiros, possam ver a política como parte do dia a dia, relacionada com nossos interesses diretos, e que, por isso mesmo, precisa ser compreendida, encarada e exercida por todos.

Entretanto, o objetivo não é apontar erros ou atirar pedras neste ou naquele político ou partido, afirma o fundador da ONG Acordem e Progresso, Fernando Lucas. “O foco é evidenciar iniciativas positivas que buscam a conscientização política e o engajamento dos cidadãos brasileiros na construção de um Brasil melhor”.

Serviço:

Cine Acorde
Estreia: quinta-feira, 25 de março
Horário: abertura 19h30; exibição do filme 20h; debate até às 22h
Sala Crisantempo
Rua Fidalga 521, Vila Madalena
Entrada gratuita

Mais informações:
Tel [11] 9266-4500 com Priscilla Oliveira
contato@acordemeprogresso.org.br
blog.acordemeprogresso.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xingu: 50 anos em filme

Cinema de índio

O que é uma pessoa cisgênero?