Conheça Canoa Quebrada, um dos principais destinos do litoral brasileiro



Em dúvida sobre onde curtir o verão? Faça as malas e vá para Canoa Quebrada, no Ceará, um dos principais destinos do litoral brasileiro. Além do clima quente durante o ano todo, Canoa é uma terra de muitos encantos. Suas paisagens são tão diversas quanto belas, com falésias coloridas, dunas, rio, ventos, histórias e muito mar. (Confira galeria de fotos no fim do texto)

A diversão é garantida a qualquer hora do dia. Até nas madrugadas, geralmente iluminadas e estreladas, aliás, fonte de inspiração do famoso símbolo da praia cearense: a lua crescente ao lado de uma estrela.

Antiga aldeia de pescadores, hippies artesãos e viajantes, Canoa está localizada no município de Aracati, (que em tupi, significa ‘bons ventos’) a 164 quilômetros de Fortaleza.

Broadway nordestina

Uma dica por lá é gastar sola de chinelo passeando e conhecendo pessoas de todos os tipos e nacionalidades pelo charmoso e agradável centro de Canoa Quebrada, chamado oportunamente de Broadway, pela fama internacional que a praia ostenta há décadas. Parte da população local hoje é formada por estrangeiros de todas as partes do planeta.

Entre brasileiros a fama de Canoa também é grande. O mineiro José Ruy é um casos de turista ‘fisgado’ pelas belezas naturais da região. “Vim a passeio em 1999, era do ramo de concessionárias de veículos, meu filho tinha uma pousada aqui, acabei assumindo o negócio dele com minha esposa”, conta o empresário, que desde 2006 também é um dos diretores da Asdecq (Associação de Empreendedores de Canoa Quebrada). “Agora é ele que vem de férias”, brinca.

Rota das falésias coloridas

Um dos passeios mais procurados é o da rota das falésias coloridas, ou o passeio de Ponta Grossa. No percurso feito de bugue, que dura em torno de três horas, tem belas praias, aldeias de pescadores, paisagens, personagens e muitas histórias. Veja um pouco do que pode encontrar em 37 km de praia.

Na primeira parada, Majorlândia, jangadas ancoradas à beira-mar dividem espaço com o cenário das falésias coloridas. Em seguida tem o famoso polo do artesanato de areia, que vai das conhecidas garrafinhas desenhadas com areia até as esculturas gigantes. O local abriga um curioso museu chamado Refugio Dourado, onde estão expostas enormes obras de arte produzidas nas falésias. É lá que foi filmada a abertura da novela “Mulheres de Areia”, da TV Globo.

Seguindo em frente encontra-se a Garganta do Diabo, abertura nas falésias produzida pela ação dos ventos e principalmente a força da água doce que jorra de uma mina, onde é possível (e recomendado) matar a sede. Quando a maré está baixa, a água potável brota na areia à beira-mar. Depois vem Quixaba, Lagoa do Mato, Retirinho, Retiro Grande e praias desertas até o destino final: a praia de Ponta Grossa, cheia de arrecifes gigantes e que está entrelaçada às origens de Canoa. Em 1685, um navegador português danificou sua embarcação no local, que se tornou referência para habitantes, e depois deu nome à região.

Para segurança e conforto, contrate uma agência de turismo local. Veja no site da Asdecq (www.asdecq.com.br) opções de empresas credenciadas.

Carlos Minuano para o Metro Jornal*
Foto Paula Nogueira

O repórter viajou a convite da Del Picchia Filmes, Associação de Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq) e Prefeitura de Aracati (CE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xingu: 50 anos em filme

Cinema de índio

O que é uma pessoa cisgênero?