Dia da Bicicleta celebra primeira viagem de ácido


Dia do Índio aqui no Brasil e mundialmente Bicycle Day, ou Dia da Bicicleta. A data festeja a primeira viagem de ácido que se tem notícia, quando em 1943 Albert Hofmann retornou de seu laboratório após ingerir 250 microgramas de
dietilamida do ácido lisérgico, mais conhecido como LSD. Quase entrevistei o cabra antes de sua morte em 2008. Foi a minha melhor não-entrevista.

Algumas poucas pessoas que acompanharam a saga na época sabe do que estou falando. Infelizmente ele se foi antes de ver seu “filho problemático” (como ele mesmo definia a substância) celebrado novamente por seu potencial terapêutico e não mais perseguido como uma droga alucinógena.

A experiência psicodélica foi descrita por Hofmann assim: “Aos poucos pude começar a apreciar as cores inéditas e os jogos de formas que persistiam por trás dos meus olhos fechados. Imagens caleidoscópicas e fantásticas surgiram em mim, alternando-se, abrindo-se e fechando-se em círculos e espirais, explodindo em fontes coloridas, reorganizando-se e hibridizando-se em um fluxo constante.” 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xingu: 50 anos em filme

Cinema de índio

O que é uma pessoa cisgênero?