VIDA LOUCA, VIDA INTENSA - UMA VIAGEM PELA CONTRACULTURA


A partir de uma exposição cenográfica, o evento faz uma viagem pela contracultura, dos beatniks ao movimento punk, passando ainda pelo psicodelismo e pelo tropicalismo. Cinema, seminários, performances, shows musicais e teatro compõem a programação.

O que motivou o evento é óbvio. Em 2008, se comemora os 40 anos do lendário Verão do Amor, que redefiniu o comportamento político-cultural, gerando influências e tendências que reverberam até hoje pelo mundo todo. Em resumo, a contracultura representa um ideário que questiona todos os valores instituídos e prega a expressão libertária. O evento Vida Louca-Vida Intensa: Uma Viagem pela Contracultura, pretende resgatar e celebrar esse legado, sua trajetória, influências e desdobramentos até o moemento atual . Como estilo de mobilização e contestação social, a Contracultura, que é reflexo do movimento beatnik dos anos 50 e do advento do rock’n’roll, desapega-se às convenções e engloba o alternativo, o marginal e o underground.
Para quem se interessar pelo assunto, o evento traz mesas de debate, exposição de cartazes, capas de discos, e periódicos da imprensa underground, e ainda a exibição de uma seleção caprichada de filmes, que apontam para diferentes aspectos artísticos do movimento. Shows com bandas brasileiras e uma internacional também faz parte da mostra.

Os filmes abraçam o período que vai de 1963, com trabalhos do escritor beat William Burroughs em parceria com Bryon Gysin, a 1975, com a rara exibição de Coonskin, um retrato do negro na América feita por Ralph Bakshi (de “Fritz, o Gato”), que mistura animação e cenas reais com figuras como o cantor Barry White. Exceções temporais são dois documentários biográficos, o trabalho de longo prazo do sempre experimental Jonas Meka, Scenes from the Life of Andy Warhol, 1966-82 e, como única ficção posterior ao período, Almoço Nu (Naked Lunch), de David Cronenberg, um autêntico filho do movimento. Lindsay Anderson (Se), Roger Corman (Viagem ao Mundo da Alucinação), Serge Gainsbourg (Melody), Dennis Hopper (Sem Destino), e Alejandro Jodorowsky (A Montanha Sagrada), são outros importantes filmes que serão exibidos.

Para as mesas de debate, estão listados os seguintes temas: O Que é Contracultura/Tropicália & Mutantes: Um Exercício em Antropofagia/Contracultura e Multiculturalismo: A Voz Sussurrante do Oriente/Contracultura e Violência Revolucionária/Das Vanguardas À Rebeldia Estradeira dos Beatniks/A Inteligência do Irracional: Huxley, Leary, Castaneda, McKeena, Anton Wilson/Contracultura e Minoria: Gênero, Cor, Colapso/Beatles, do encanto ao Desencanto: Indústria e Provocação/Flash-Fusion-Fluxo: A Inlfuência Lisérgica nas Artes/A Verdade Mimeografada: Imprensa e Literatura Alternativas/Contracultura no Norte e Nordeste: Um Segredo bem Guardado/A Experiência Tropicalista em Londres.
Cerca de 25 convidados foram confirmados, nomes referência na cultura brasileira. É o caso do poetas, Cláudio Willer, Roberto Piva, Chacal, o escritor João Silvério Trevisan, o artista plástico Antonio Peticov, o historiador e curador Nelson Aguilar, além de outros ativistas, artistas, intelectuais e jornalistas de relevância na cena multimídia como Luis Carlos Maciel, Ana Maria Bahiana, Rogério de Campos, Alex Antunes, Sergio Cohn, Xico Sá, Joel Macedo, Rogerio Skylab, Arthur Veríssimo, Ciro Pessoa, Alberto Marsicano, Cláudio Prado, entre outros.

Pensadores contemporâneos e obras extemporâneas reabrem em Vida Louca-Vida Intensa a discussão em torno dos ideais igualitários e libertários da Contracultura, que se aproveitaram da comunicação de massa edificada pelo capitalismo para subverter qualquer limite. A arte como extensão humana não deve nem sequer sonhar com limites.

Área de Convivência. Terça a sábado, das 10 às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.

Curador e idealizador: Eduardo Beu
Mediador das mesas: Alex Antunes
Realização: SESC Pompéia
De 15 de Abril a 22 de junho de 2008.
(com informações da assessoria do Sesc Pompéia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xingu: 50 anos em filme

Cinema de índio

Dia da Bicicleta celebra primeira viagem de ácido